Parcerias

ABEEÓLICA, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, congrega, em todo o Brasil, empresas pertencentes à cadeia geradora de energia eólica no País. Seu objetivo é promover a produção de energia elétrica a partir da força dos ventos como fonte complementar da matriz energética nacional; e defender a consolidação e competitividade do setor eólico, principalmente por meio de um prog rama governamental de longo prazo. O LAPIS possui contrato firmado de cooperação técnica com a ABEEÓLICA.

Originou-se a partir do grupo de Eletrônica de Potência – ELEPOT da COPPE/UFRJ. Sua criação foi motivada pela ampliação das instalações, com o intuito de disponibilizar um centro de pesquisa amplo e seguro para o desenvolvimento de metodologias e protótipos. Atualmente, o LEMT busca constantemente o aprimoramento de novas tecnologias com aplicações em sistemas de geração, transmissão e distribuição, visando à qualidade e uso eficiente da energia elétrica. Sua equipe é formada por profissionais altamente qualificados como mestres e doutores, juntamente com alunos de iniciação científica, mestrandos e doutorandos, somando cerca de 50 pessoas.

Em 1981, foi criado, na COPPE/UFRJ, o grupo de pesquisa em Eletrônica de Potência. O objetivo principal dos trabalhos do grupo é a busca de novas tecnologias e suas aplicações na solução de problemas relacionados com as aplicações de Eletrônica de Potência em Sistemas Elétricos de Potência, Controle de Máquinas Elétricas e Controle de Fontes Alternativas de Energia.